Pastoral
A pastoral
A família religiosa salesiana, conserva e transmite os valores, predileção e amor recebidos de Dom Bosco. Em cada vida salesiana, concretiza-se o sonho corajoso do pai e fundador Dom Bosco, que desejava salvar almas, devolver a dignidade aos jovens e suas famílias incentivando a vivência das práticas cristãs.
Ao pensar na educação do jovem, precisa-se pensar na construção da pessoa por completo, acolhendo seu arcabouço cultural, que possibilitará uma formação humanitária inserida na realidade.
O Colégio São Joaquim destaca-se dos demais, pela riqueza da Espiritualidade Salesiana e tem como missão: “Educar evangelizando, Evangelizar educando!” Preocupa-se em olhar cada criança, adolescente e jovem além da aparência, sendo sinal de esperança a cada um deles. A grande proposta passa pela integração e articulação, despertando em cada um o desejo de se identificar com a Espiritualidade Juvenil Salesiana, tornando-os protagonistas de todo o processo, vivenciando de forma integral as atividades e projetos que contribuem para sua formação.
A Pedagogia Salesiana, também conhecida como o Sistema Preventivo, é um dos diferenciais da educação salesiana. Ela é fundada em três bases:
Amor
Também entendida na palavra italiana amorevollezza. Os jovens devem ser amados e saber disso. Dom Bosco resumia: “Faça-se amar e não se faça temer”.
Razão
Dom Bosco acreditava que só a razão podia dizer ao coração o que é o bem. É por isso que a ciência sempre foi um grande pilar da educação salesiana.
Espiritualidade
No projeto de Dom Bosco, a espiritualidade é o fundamento e coroamento dos valores e dos compromissos educativos do amor e da razão.
A presença da Pastoral no ambiente educacional, contribui eficazmente para que a educação ganhe um diferencial, fortalecendo a dimensão humana, religiosa e psíquica. Construindo uma síntese entre vida, cultura, ciência e fé. Esses procedimentos são permeados por uma atitude dialógica e transparente que se alicerça no amor à verdade e direciona toda a prática educativa. A exemplo de Jesus Cristo, o Bom Pastor, toda a experiência existencial de Dom Bosco, esteve profundamente comprometida com a promoção da dignidade da vida dos Jovens e do Reino de Deus.